segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Absurdo: Políticos usando o nome de NA

http://www.pinhais.pr.gov.br/News8content2453.shtml

Notícias

Narcóticos Anônimos iniciam trabalho de resgate social em Pinhais

POSTADO EM 17/01/2011
As reuniões do NA acontecem uma vez por semana, sempre as segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, e são abertas ao público de qualquer idade. O endereço é Av. Jacob Macanhan, 725, anexo a Igreja Nossa Senhora da Luz
Ciente de que a droga é um problema global e que afeta diretamente a vida dos cidadãos, a Prefeitura junto com a comunidade trouxe para Pinhais o grupo Narcóticos Anônimos (NA), que vem auxiliar no combate e recuperação de dependentes químicos do município.
Debatido em todos os setores da sociedade, inclusive na grande mídia, como é o caso da novela Passione da Rede Globo, onde o atleta Danilo (Cauã Reymond) acaba se envolvendo com as drogas e vê sua vida afundar; o combate a dependência química se tornou o grande desafio dos governantes atuais. E, em Pinhais não poderia ser diferente.
Instalado há cerca de um mês no município, o NA vem como uma alternativa de recuperação e fonte de divulgação e informação a comunidade. Criado em 1953, o grupo está presente em 130 países e já realiza aproximadamente 58 mil reuniões semanais no mundo todo.
Em Pinhais, o grupo está instalado no bairro Emiliano Perneta, em anexo a Igreja Nossa Senhora da Luz. Lá são realizadas reuniões semanais, onde os participantes permanecem em tratamento de forma anônima, sem a necessidade de se identificarem, o que facilita o trabalho, já que muitos não procuram ajuda por receio ou vergonha de falar sobre a dependência. O trabalho dos Narcóticos Anônimos é encorajar seus membros a se manterem abstinentes de qualquer droga, e o único requisito para se tornar membro de NA é o desejo de parar de usar drogas.
Segundo o participante Alessandro, ex-dependente químico, que hoje coordena os trabalhos do grupo em Pinhais, a dependência química é uma doença que precisa ser tratada constantemente. "Hoje eu vejo as drogas como uma doença sem cura, mas que pode ser absolutamente controlada. O trabalho do grupo vem ajudar ao paciente se manter limpo, completamente resistente a essa dependência", afirma.
As reuniões do NA acontecem uma vez por semana, sempre as segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, e são abertas ao público de qualquer idade. O endereço é Av. Jacob Macanhan, 725, anexo a Igreja Nossa Senhora da Luz. De acordo com a secretária de Saúde, Vilma Serra, o município realizará em abril uma grande campanha de mobilização em combate às drogas. "Em parceria com o NA, vamos enfrentar este problema e divulgar as diversas alternativas de combate às drogas", comentou.
CAPS AD
O município de Pinhais também conta com o Centro de Atenção Psicossocial AD, que atende pessoas portadoras de transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, como álcool e drogas. O CAPS AD desenvolve atividades que promovem a reintegração social e o tratamento de dependências.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
• Atendimento individual: prescrição de medicamentos, psicoterapia, orientação; (psiquiatria, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, enfermagem)
• Atendimento em grupo: oficinas terapêuticas, expressivas, oficinas geradoras de renda, etc;
• Atendimento para a família: atendimento a grupo e individual de familiares;
• Atividades comunitárias: participação de eventos, caminhadas, centros comunitários;
• Visitas domiciliares